André Marsiglia lança e-book sobre Liberdade de Expressão no ambiente corporativo

Cada vez mais empresas têm sido cobradas por consumidores e pela sociedade em geral a divulgarem publicamente seu posicionamento a respeito de temas socialmente relevantes – e muitas vezes polêmicos. A ideia de que entidades corporativas podem, e devem, promover o que consideram como os seus “valores” é algo que já foi incorporado em campanhas publicitárias e hoje faz parte da estratégia de marca de muitas companhias.

Essa mudança reflete não apenas na conduta de companhias da porta para fora, mas também internamente, na maneira como as empresas se relacionam e promovem o relacionamento entre seus colaboradores e parceiros. Do departamento de recursos humanos ao jurídico, o fato é que quase todas as áreas de uma empresa hoje precisam estar atentas ao que elas “falam” e também ao comportamento de seus funcionários.

Temos assistido nos últimos anos o surgimento de um dilema nos ambientes corporativos: como avançar na busca pela igualdade de forma produtiva e inclusiva, de maneira a não simplesmente segregar aqueles que não necessariamente se identificam com os “valores” definidos pelas companhias. Em suma, como promover a igualdade sem incorrer em atos autoritários ou de opressão que vão contra a própria ideia de diversidade de pontos de vista e crenças.

A resposta é que ainda não sabemos como gerir essa situação e todos estamos aprendendo como navegar nessa nova realidade. Por outro lado, companhias, executivos e gestores de recursos humanos necessitam de balizas para ao menos começar a traçar um caminho no sentido certo.

É aí que entra a liberdade de expressão. Não como uma “desculpa” para que pessoas passam falar o que bem entenderem sob o pretexto de que “essa é a minha opinião”, mas a Liberdade de Expressão com L maiúscula, o conceito amplo que é um dois pilares de todas as sociedades democráticas. A ideia de que, exercendo a sua Liberdade, as pessoas possam compartilhar uma visão de mundo que preza e respeita pelos discursos de todos.

Para contribuir com o debate e auxiliar executivos e gestores de recursos humanos, o advogado André Marsiglia, sócio do Lourival J. Santos Advogados, lança o e-book Liberdade de Expressão no ambiente corporativo. Nele, o leitor irá encontrar os principais conceitos e algumas das mais relevantes discussões em torno das liberdades de expressão abordando a livre manifestação no microcosmos do ambiente de trabalho e o dilema enfrentado hoje pelas empresas na maneira se relacionam e promovem o relacionamento entre seus colaboradores.

O livro discute os temas:

  • Criatividade X Liberdade
  • Cultura (De Cancelamento) Corporativa
  • Liberdade de Expressão no Trabalho
  • Posicionamento como Publicidade
  • Vida Profissional e Vida Privada

Clique para baixar o material completo ou leia o e-book a seguir.

Compartilhar

Copiar link

Copiar