A L+ Speech/Press, braço institucional do escritório Lourival J. Santos Advogados, lança o e-book “Revisão dos conceitos da Liberdade de Expressão”, em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no próximo dia 3 de maio. O livro é do advogado constitucionalista André Marsiglia e trata sobre cultura do cancelamento, fake news e liberdade de expressão.
Segundo Marsiglia, a evolução tecnológica dos anos 2000 trouxe vários fenômenos sociais negativos que não eram esperados. “Tínhamos a percepção de que as mudanças que estavam por vir seriam predominantemente positivas, mas o que percebemos nos últimos anos é que mais liberdade de expressão não se traduz automaticamente em pluralidade de debate. Isso é algo que precisamos trabalhar, e muito, para construir. Entender de forma ampla o conceito de liberdade de expressão é fundamental para que possamos caminhar nesse sentido”, afirma.
Por isso, o e-book analisa alguns dos recentes fenômenos sociais que tocam no tema como a cultura de cancelamento, a proliferação sem precedentes de fake news nas redes sociais e a crescente discussão em torno da liberdade no ambiente de trabalho. Para o autor o tema é relevante pois as discussões sobre a liberdade de expressão devem acontecer nas situações limítrofes e incômodas.
“O consenso já está protegido pelo próprio consenso. Para exercermos nossa liberdade de forma plena precisamos estar dispostos a dialogar com quem ou o que nos causa desconforto”, diz Marsiglia.
O e-book é gratuito e pode ser acessado aqui.